Exame Nacional para Certificação de Jovens e Adultos

Embora o Encceja  ( Exame Nacional para Certificação de Jovens e Adultos) não seja tão recente, ainda há muitos que não sabem o que é esse exame. O Encceja  — criado em 2002, tem o objetivo de aferir e certificar as habilidades e competências de jovens e adultos que não concluíram o ensino básico, ou seja, o Ensino Fundamental ou Médio na devida idade.

O Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira é a entidade responsável pela regulamentação do exame em todo o país.

Em 2009, o Enem passou a ser utilizado como instrumento de certificação de conclusão do Ensino Médio — ficando o Encceja responsável apenas pela certificação de brasileiros que moravam fora do país.

Esse ano- 2019- a prova acontecerá no dia 04 de Agosto. E as inscrições  vão acontecer entre 20 e 31 de maio.

Para ser aprovado e ter direito ao certificado, o candidato precisa conseguir pelo menos metade da pontuação da prova (equivalente a 100 pontos) em cada uma das quatro áreas (Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática), além de também conseguir pelo menos metade da nota de Redação (equivalente a nota 5). Sem dúvida, o Encceja é uma importante ferramenta que possibilita melhores empregos e salários, além é claro da oportunidade de ingressar em uma faculdade ou concurso público. Terminar o Ensino Médio tem se tornado algo cada vez mais indispensável. Além disso, é a forma mais fácil, rápida e segura que existe hoje.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.